terça-feira, 27 de março de 2012

Jesus é tudo para o padre!

JESUS É TUDO PARA O PADRE!


Jesus é tudo para o Padre! Foi a última mensagem do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, dirigida ao clero da Diocese de Jundiaí, SP.  Gosto de pensar nesta mensagem como sua última carta episcopal aos sacerdotes.
Em muitas dioceses há o costume de que o bispo escreva uma carta aos sacerdotes na semana santa, por ocasião da quinta-feira santa, na qual destacam alguns pontos importantes para o ministério sacerdotal. Pois bem, gosto de pensar que este bilhete é a carta mais completa que um bispo poderia escrever aos sacerdotes.
O Servo de Deus Dom Gabriel faleceu na quaresma de 1982, no dia 11 de março. Este ano, portanto, comemoramos 30 anos da sua páscoa definitiva. E nesta carta pascal, de uma linha apenas, resumiu a essência do sacerdócio: que é a sua intimidade, a sua comunhão, a sua vida como seguimento de Jesus Cristo.
Jesus é tudo para o padre! O que mais poderia ser dito, senão explicitações desta única e sublime síntese. Pois “a graça do Espírito Santo própria ao sacramento da Ordem é a graça da configuração a Cristo Sacerdote, Mestre e Pastor, cujo ministro é o ordenado.” (cf. CIC 1585)
Jesus, no evangelho segundo São João, afirma que os seus discípulos são os ramos dele, que é a videira cujo agricultor é o Pai, e que sem ele, Jesus, nada podem fazer. Pois bem, os sacerdotes são discípulos que aceitam o chamado a identificar-se mais com Cristo na doação ao projeto do Pai, na doação ao Povo de Deus. Eles são os que devem ir à frente do rebanho de Cristo espelhando-se no Bom Pastor, que é Jesus. Jesus é o modelo absoluto do padre, é o tronco da vida sacerdotal. Todo fruto do sacerdócio é dependente da seiva da caridade de Cristo. Serão sempre melhores os frutos quanto mais o sacerdote estiver unido a Jesus, na vida sacramental, de oração, de escuta obediente da Palavra de Deus, na vida da Igreja.
Uma linha apenas! Foi o bastante para resumir e estimular o sacerdócio.  Ora, se pela ordenação sacerdotal o padre é configurado a Jesus, único e eterno sacerdote, então o melhor resumo e motivação para a vida sacerdotal é a afirmação: Jesus é tudo para o padre! Toda ação sacerdotal é ação de Cristo na vida daqueles que se abrem à plena comunhão com ele na vida da Igreja: é ele o pastor, é ele o santificador, é ele o consolador, é ele o mestre, enfim, Jesus é tudo para o padre! Assim como afirma Santo Tomás de Aquino: “somente Cristo é o verdadeiro sacerdote; os outros são seus ministros.” (cf. CIC 1545)
Gosto de pensar, também, que esta frase é o resumo da vida do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. De fato, é incontestável que o sacerdócio foi a plena realização da sua vida. E a quantos julgam que a vida sacerdotal é de alguma forma incompleta, pela falta do convívio conjugal ou outras razões que se alegam, o Servo de Deus testemunhou que esta é uma vida feliz e realizada, uma vida plenificada pelo amor de Jesus.
Jesus é tudo para o padre! Só alguém intimamente unido a Cristo, participante da sua santidade, poderia resumir de forma tão simples e completa a sua vida e a sua mensagem pastoral final.
Frei Antonio Silvio da Costa Junior, O. Carm.


Um comentário:

  1. O servo de Deus, D. Gabriel realmente teve uma experiência íntima com o senhor, para poder proclamar que na vida do padre não há nada de maior e melhor que a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nosso Deus conceda a graça de vermos esse nosso irmão confrade ser elevado a glória dos altares. Jesus foi tudo para dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na Ordem do Carmo e na Igreja.

    ResponderExcluir