terça-feira, 27 de março de 2012

Jesus é tudo para o padre!

JESUS É TUDO PARA O PADRE!


Jesus é tudo para o Padre! Foi a última mensagem do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, dirigida ao clero da Diocese de Jundiaí, SP.  Gosto de pensar nesta mensagem como sua última carta episcopal aos sacerdotes.
Em muitas dioceses há o costume de que o bispo escreva uma carta aos sacerdotes na semana santa, por ocasião da quinta-feira santa, na qual destacam alguns pontos importantes para o ministério sacerdotal. Pois bem, gosto de pensar que este bilhete é a carta mais completa que um bispo poderia escrever aos sacerdotes.
O Servo de Deus Dom Gabriel faleceu na quaresma de 1982, no dia 11 de março. Este ano, portanto, comemoramos 30 anos da sua páscoa definitiva. E nesta carta pascal, de uma linha apenas, resumiu a essência do sacerdócio: que é a sua intimidade, a sua comunhão, a sua vida como seguimento de Jesus Cristo.
Jesus é tudo para o padre! O que mais poderia ser dito, senão explicitações desta única e sublime síntese. Pois “a graça do Espírito Santo própria ao sacramento da Ordem é a graça da configuração a Cristo Sacerdote, Mestre e Pastor, cujo ministro é o ordenado.” (cf. CIC 1585)
Jesus, no evangelho segundo São João, afirma que os seus discípulos são os ramos dele, que é a videira cujo agricultor é o Pai, e que sem ele, Jesus, nada podem fazer. Pois bem, os sacerdotes são discípulos que aceitam o chamado a identificar-se mais com Cristo na doação ao projeto do Pai, na doação ao Povo de Deus. Eles são os que devem ir à frente do rebanho de Cristo espelhando-se no Bom Pastor, que é Jesus. Jesus é o modelo absoluto do padre, é o tronco da vida sacerdotal. Todo fruto do sacerdócio é dependente da seiva da caridade de Cristo. Serão sempre melhores os frutos quanto mais o sacerdote estiver unido a Jesus, na vida sacramental, de oração, de escuta obediente da Palavra de Deus, na vida da Igreja.
Uma linha apenas! Foi o bastante para resumir e estimular o sacerdócio.  Ora, se pela ordenação sacerdotal o padre é configurado a Jesus, único e eterno sacerdote, então o melhor resumo e motivação para a vida sacerdotal é a afirmação: Jesus é tudo para o padre! Toda ação sacerdotal é ação de Cristo na vida daqueles que se abrem à plena comunhão com ele na vida da Igreja: é ele o pastor, é ele o santificador, é ele o consolador, é ele o mestre, enfim, Jesus é tudo para o padre! Assim como afirma Santo Tomás de Aquino: “somente Cristo é o verdadeiro sacerdote; os outros são seus ministros.” (cf. CIC 1545)
Gosto de pensar, também, que esta frase é o resumo da vida do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. De fato, é incontestável que o sacerdócio foi a plena realização da sua vida. E a quantos julgam que a vida sacerdotal é de alguma forma incompleta, pela falta do convívio conjugal ou outras razões que se alegam, o Servo de Deus testemunhou que esta é uma vida feliz e realizada, uma vida plenificada pelo amor de Jesus.
Jesus é tudo para o padre! Só alguém intimamente unido a Cristo, participante da sua santidade, poderia resumir de forma tão simples e completa a sua vida e a sua mensagem pastoral final.
Frei Antonio Silvio da Costa Junior, O. Carm.


terça-feira, 20 de março de 2012

19ª Semana Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, em Itu, SP

           Todos os anos, na cidade de Itu, São Paulo, cidade natal do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto celebra-se a “Semana Dom Gabriel”. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Itu visando manter viva a memória deste venerável ituano.  Várias inciativas  são tomadas e entre cerimônias cívicas e religiosas recorda-se a memória do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. Este ano celebrou-se a 19ª Semana Dom Gabriel Paulino Bueno Couto aconteceu entre os dias 09 a 16 de março, em Itu.
          No dia 11 de março celebraram-se missas “in memoriam” do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto na Igreja do Carmo em Itu, e na Catedral de Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí, São Paulo. Dom Vicente Costa, que presidiu a eucaristia em Jundiaí, destacou o zelo do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto pela Igreja e o Povo de Deus a ele confiado no seu ministério episcopal. Uma caravana de ituanos tomou parte desta celebração.
          Este ano, quando celebrou-se o trigésimo aniversário da morte do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, destacamos com fotos algumas desta celebrações. Foi homenageada, com a medalha e diploma Dom Gabriel pela Câmara Municipal de Itu, a senhora Maria Luísa Delboux, que trabalhou intensamente na elaboração da biografia do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.   Na mesma cerimônia, entronizou-se o quadro do Servo de Deus na mesma Câmara Municipal como mais um ilustre ituano a ser para sempre recordado pelo povo da cidade.
            Abaixo apresentamos algumas fotos destas comemorações.
Objetos pessoais do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto
Dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí, presidiu a missa  "in memoriam" do Servo de Deus Dom Gabriel
  
Missa  "in memoriam" do Servo de Deus Dom Gabriel 

Exposição do retrato do Servo de Deus Dom Gabriel na Câmara Municipal de Itu, SP
 
Sessão solene na Câmara Municipal de Itu, SP, homenageando a senhora Maria Luísa Delboux

Senhora Maria Luísa Delboux homenageada com a medalha e diploma Dom Gabriel da Câmara Municipal de Itu

Senhora Maria Luísa Delboux, ao lado de frei Antonio Silvio, vice-postulador geral da causa de canonização do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Coutos, e do Tenente Coronel Fernando Bartholomeu Fernandes, comandante do Regimento Deodoro, Itu SP
 
Missa "in memoriam" do Servo de Deus Dom Gabriel, em Itu, SP

Objetos pessoais do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto 

Sepultura do  Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na Catedral de Nossa do Desterro, Jundiaí, SP


quinta-feira, 8 de março de 2012

19ª Semana de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, em Itu, SP



A 19ª Semana Dom Gabriel Paulino Bueno Couto acontece entre os dias 09 a 16 de março, em Itu. No dia 09 (sexta-feira), às 8h30, será realizada a abertura oficial, na sede da Secretaria de Turismo, com uma palestra ministrada pelo Frei Felisberto Caldeira de Oliveira, e em seguida, será servido um coquetel, que contará com a participação de autoridades locais.
Na tarde seguinte, a partir das 18 horas, haverá a exposição do banner, em homenagem aos 30 anos da morte de Dom Gabriel, com apresentação da Banda do Carmo, na igreja Nossa Senhora do Carmo.

No dia 11, às 16h, em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, acontece a partida do ônibus, que levará ituanos à Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, onde o Padre Donizetti e o Frei Silvio Costa celebrarão uma missa à 18:30hs, em homenagem a Dom Gabriel. Ainda no domingo, às 18 horas, haverá uma missa na Igreja do Carmo de Itu celebrada pelo Frei Felisberto, que contará com participação de jovens e uma homenagem dos membros da Academia Ituana de Letras (Acadil), a Dom Gabriel.

O jornalista Salathiel de Souza também participará da programação da 19ª Semana Dom Gabriel; ele ministrará a palestra “Dom Gabriel, Caridade e Saúde”. O evento é gratuito e tem início previsto para as 19 horas. Na ocasião, o jornalista representará a Academia Ituana de Letras dentro das atividades da Semana Dom Gabriel. “A Acadil foi convidada a participar da programação e como Dom Gabriel é meu Patrono fui convocado”, explica. De acordo com Salathiel, a palestra vai durar aproximadamente 20 minutos e terá como enfoque exaltar a caridade de Dom Gabriel com os enfermos, já que a Campanha da Fraternidade promovida pela Igreja Católica este ano tem como objetivo debater sobre a saúde pública no Brasil.

No dia 12 (segunda-feira), às 17 horas, será promovida a entronização da foto de Dom Gabriel e homenagem à senhora Maria Luisa D’Elboux, com a medalha e diploma Dom Gabriel, na Câmara Municipal.
Na terça-feira, das 14 às 17 horas, haverá uma visita de estudantes à igreja Nossa Senhora do Carmo, para conhecerem todo material recolhido ao longo dos anos, contendo a história de Dom Gabriel.
Já no dia 14, das 8 às 17 horas, na igreja Nossa Senhora do Carmo, será realizada uma exposição de trabalhos realizados por alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Itu, em homenagem a Dom Gabriel.

No final da tarde de quinta-feira, após a missa das 18 horas, na igreja Nossa Senhora do Carmo, acontece a visita dos amigos de Dom Gabriel, ao salão dedicado aos bispos ituanos, Dom Raimundo Lui e Dom Gabriel.
Encerrando a programação, no dia 16 de março, às 18 horas, também na igreja do Carmo, será celebrada uma missa e, em seguida, uma encenação de fatos da vida de Dom Gabriel, dirigida pelo padre Ignácio Sonsini.

(Notícia enviada por Lúcia Helena Delboux, tendo como fonte o calendário elaborado pela Comissão Ituana para as celebrações da Semana Dom Gabriel apoia pela Secretaria de Turismo de Itu.)

terça-feira, 6 de março de 2012

30 anos do falecimento do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto

      O próximo dia 11 de março marca o trigésimo ano do falecimento do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. Aquele 11 de março de 1982 foi um dia de muita comoção na cidade de Jundiaí. O povo dizia nas ruas e o jornais estampavam em primeira página: "PERDEMOS UM BISPO E GANHAMOS UM SANTO". Guardadas as devidas proporções foi um clamor popular como o que ocorreu quando faleceu o Bem-aventurado João Paulo II, Papa, quando o povo dizia pelas ruas e os jornais estampavam: "SANTO JÁ". 
      Há pessoas cuja a santidade de vida causa tamanha impressão que no senso comum dos fiéis não existe mais dúvida sobre isso. Trinta anos depois a fama de santidade do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto se mantem e ainda cresce. Rezamos a Deus para um que um dia toda a Igreja possa conhecer e celebrar este testemunho de vida e santidade cristã e o canonize.
      O informativo diocesano de Jundiaí informa e convida:
11 de março, às 18h30 - Missa pelos 30 anos de falecimento de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, Praça Governador Pedro de Toledo, s/n, Centro, Jundiaí. 


segunda-feira, 5 de março de 2012

Oração para pedir a canonização do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto Oração para pedir a canonização do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto

Oração para pedir a canonização do Servo de Deus Dom Gabriel Paulino Bueno Couto
 (para uso particular)
Bom Jesus, socorrei-me em minha aflição e atendei-me por  intermédio do vosso servo fiel, Dom Gabriel Couto.  Ele que dedicou toda sua vida à penitência, à oração e ao anúncio do evangelho por vosso amor e ao rebanho a ele confiado, ensinou-nos a esperar só em vós na hora da angústia.
Por isso, vos rogo, ó Bom Jesus, que atendais na graça que vos suplico ...(pede-se a graça). Mas, seja feita sempre a vossa santa vontade. Peço-vos ainda, Bom Jesus, que concedais a Dom Gabriel a honra dos altares a fim de que muitos aprendam a vos amar e servir como ele mesmo fez. Que o testemunho de sua vida e a sua intercessão leve os cristãos a dar glória ao Pai, que está nos céus, e convosco e o Espírito Santo é adorado e louvado por toda a Igreja.
Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

sexta-feira, 2 de março de 2012

Alguns pensamentos de D. Gabriel Couto (3)

- A quem nos pedir provas do quanto pode Cristo na realização integral do homem autêntico, não duvidaremos em apontar-lhes as nossas comunidades religiosas. 
- A “gratia Mariae” era “gratia Christi” como a de todos os homens.  Maria é também “ramo” da videira, que é Cristo, “membro do Corpo Místico de Cristo, Filha do Povo de Deus.  Sua incorporação, porém, a Cristo, deve ter sido efetuada pela maternidade divina, para a qual fora criada.  Esse “Batismo” todo especial já atuou desde o primeiro instante da sua Conceição, incorporando-a plenamente a Cristo. – É portanto o membro mais realizado do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja; nela toda a Igreja pode contemplar o quanto pode Cristo, que é a realidade da Igreja.  Todos os ramos da videira, Cristo, em Maria têm a mais perfeita prova da força vital, própria da videira, na qual Ela está incorporada.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Alguns pensamentos de D. Gabriel Couto (2)

- Deus teve a primeira idéia do homem.  Ninguém, então, melhor que o próprio Criador do homem pode dar a definição de sua criatura.
- O cristianismo não se reduz a uma simples relação externa, intelectual ou moral com Cristo, fruto da imitação de seus exemplos, ou da assimilação de sua doutrina, mas consiste, essencialmente, em uma união interna, mística, vital do “homem” com Cristo.
- A autêntica fé católica nos impede de crer que a Virgem Mãe de Deus, Maria, sentindo em si mesma toda a riqueza da vida que jorra de Cristo Deus, seu Filho, para toda humanidade, não empregue todo o poder de que foi investida, em trazer todo o homem a Cristo, para que o possua e possuindo-o, viva.